O Festival
O 2º Festival Cultural de Inverno de Santos Dumont – MG vem do desejo e da necessidade de dar continuidade ao movimento de expandir as manifestações artísticas e culturais da cidade e região, servindo de grande motivador para artistas e mobilização popular. Em 5 dias de pura efervescência ocupando os espaços públicos da cidade, o Festival amplia suas atrações, trazendo 70 atividades em sua programação.
Exposições de artes visuais e fotográficas, oficinas e workshops, shows com bandas e músicos locais, espetáculos de teatro e dança, feira gastronômica, intervenções artísticas e poéticas, mostra de cinema e literatura.
Consiste em um evento de artes integradas, o qual fortalece o aspecto multicultural e multidisciplinar de expressão e produção artísticas. Sendo um evento completamente aberto ao público, intensifica o aspecto democrático de acesso à cultura e à informação. Com características de trocas de experiências artísticas locais, regionais e de expressão da cultura nacional e universal, cumpre o papel na formação de público de cultura e mobiliza para a formação de hábitos relativos à cultura. É um evento que privilegia a produção e a relação com os agentes locais e regionais, estabelece uma importante função de incentivo à produção artística popular e de base, mobilizando a cultura local de forma efetiva e em consonância com seu tempo.
Na crença de que o evento do ano passado foi um marco para a disseminação da cultura local, para a apropriação dos espaços de manifestações culturais da nossa gente e do nosso povo, que os realizadores e parceiros deste evento propõem sua continuação e sua releitura nesta segunda edição. Após a realização do 1º Festival, o município teve a oportunidade de discutir a política pública de cultura enquanto parte do seu planejamento, nos Fóruns Setoriais de Cultura, organizados pela Secretaria Municipal de Cultura. Para a Comissão, o que ficou patente é que, existe grande necessidade de fortalecermos espaços de manifestação artística e de criarmos outros, a partir da iniciativa de pessoas e grupos engajados no fomento à cultura no município, visando, principalmente à expressão da história e à revelação da produção cultural atual – sendo esta uma constante no desejo de movimentar o cenário artístico e cultural na cidade, na região e no Estado de Minas Gerais.
Tema
Neste ano de 2016, especialmente, existem dois motivos históricos que mobilizam a temática do evento e o desejo de transversalizar esses momentos com as atividades do Festival: comemora-se os 110 anos do voo histórico do primeiro aparelho autônomo “mais pesado que o ar”, do nosso patrono e filho mais ilustre, Alberto Santos Dumont, que no dia 23 de outubro de 1906, sobrevoou o campo de Bagatelle, em Paris, na França, com seu “Oiseau de Proie” (Ave de Rapina) – o 14 Bis. Além disso, comemora-se também os 120 anos do início da produção do Queijo do Reino, típico da região e cuja origem remonta a formação da cidade de Santos Dumont, antes, Palmira, e naquela época, João Gomes Velho, povoado no meio do “Caminho Novo” – rota alternativa entre as minas de ouro de Ouro Preto e Diamantina e o Rio de Janeiro.
Para esta edição, a Comissão Organizadora acolheu o tema “Em pleno voo”, como forma de dar um renovado significado ao movimento do Festival, que “decolou” com a “prata da casa” na primeira edição e que agora, em seu desenvolvimento, quer elevar esse “voo” a outros níveis. Dar continuidade ao movimento é realizar um evento que vise agregar cada vez mais valores artísticos e culturais, manifestando a cultura local e regional através da expressão de artistas, grupos, movimentos e organizações que produzem arte em nossa região. Dar continuidade é também levar o Festival a outros e novos públicos, descentralizando as ações e produzindo intervenções junto à população dos diversos locais do município convidando as pessoas à reflexão que a arte proporciona.
O Festival em números
Em 2015 foram 6 dias de Festival regrados com 51 atividades culturais ao todo, sendo 27 oficinas e workshops. No site tivemos mais de mil acessos diários, e na página do Facebook, até o momento, temos 1.336 curtidas. Nosso alcance de acessos abrange países como EUA, Canadá, Portugal, Reino Unido, Itália, Alemanha, entre outros.
Neste ano, temos ao todo 70 produtos culturais em nossa programação, que vai de 27 a 31 de julho. Serão:
17 Oficinas
11 Workshops
10 Espetáculos
21 Shows
5 Exposições/ Mostras
+ de 100 Pessoas trabalhando
+ de 300 Participantes e pessoas envolvidas
Fonte:http://festivaldeinvernosd.com.br/o-festival/