Além de boa localização, é preciso escolher o canal de distribuição mais adequado para cada tipo de negócio.
Canais de distribuição
O processo de venda apenas começa com um produto de boa qualidade. Para que ele tenha sucesso, é preciso atentar para a importância da operacionalização, ou seja, como o produto será colocado no mercado.
Há vários canais de distribuição.
Podem funcionar diretamente para o usuário final, ou por meio de distribuidores, representantes ou varejistas. Uma fábrica de roscas e doces, por exemplo, pode vender seus produtos para distribuidores e varejistas. Outras vendem diretamente para os consumidores, em feiras ou por meio de entregas em casa.
A escolha do canal dependerá do tipo de negócio e da facilidade de distribuição de seus produtos para o mercado.
As ações de marketing devem ter como alvo o usuário final e todos os canais de comercialização. Fabricantes, por exemplo, têm programas de treinamentos para vendedores e representantes de seus produtos, além de premiações por desempenho. Esses programas permitem que vendedores conheçam mais sobre seus produtos e, assim, adquiram mais conhecimento para o melhor desempenho na venda.
O marketing cooperado é união de esforços entre fabricante e varejista, ou até mesmo entre concorrentes, para maior divulgação de produtos, como colocar cartazes nos pontos de vendas, patrocinar eventos, entre outras ações.
Uma padaria, por exemplo, pode solicitar a um determinado fornecedor que pinte e reforme a fachada de seu estabelecimento ou lhe dê um desconto na compra de mercadorias. Em troca, o fornecedor pode adquirir um espaço maior ou uma posição mais estratégica para seus produtos, ou até mesmo a inclusão da logomarca na fachada da padaria.
Parcerias com fornecedores e concorrentes podem ser uma boa opção. Muitas padarias em parceria com fornecedores fazem promoções e brindes para seus clientes em datas comemorativas.
O ideal é que você utilize ações de marketing para o canal do qual participa e para os usuários finais, possibilitando um maior resultado nas vendas.
Escolhendo o fornecedor
Para a escolha do fornecedor, analise questões como:
Preço;
Condições de pagamento;
Prazo de entrega;
Localização.
Para um bom relacionamento com o fornecedor, é necessário ter um fluxo constante de compras – mesmo que pequeno – e pagamento em dia. A troca constante de fornecedores pode prejudicar o negócio, pois não cria uma relação de parceria.
Encontre formas de tornar-se menos vulnerável em relação aos fornecedores, a partir de parcerias, busca de produtos substitutos e acesso a novos fornecedores em outros mercados.
Antes de escolher o tipo de canal de distribuição que mais o favoreça, observe as características dos possíveis fornecedores, transporte necessário, operacionalização de seu produto e estoques. A localização também dependerá do seu tipo de negócio.
Analise a relação entre custo e benefício e escolha uma localização que tenha boa visibilidade, fácil acesso, estrutura adequada, estacionamento, entre outros aspectos. Invista em uma boa estrutura para deixar seu cliente à vontade:
Vitrines atrativas;
Boa iluminação;
Boa disposição dos produtos;
Sinalização.