CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO

Marketing de Varejo

Além de boa localização, é preciso escolher o canal de distribuição mais adequado para cada tipo de negócio.

 

Canais de distribuição

O processo de venda apenas começa com um produto de boa qualidade. Para que ele tenha sucesso, é preciso atentar para a importância da operacionalização, ou seja, como o produto será colocado no mercado.

Há vários canais de distribuição.

Podem funcionar diretamente para o usuário final, ou por meio de distribuidores, representantes ou varejistas. Uma fábrica de roscas e doces, por exemplo, pode vender seus produtos para distribuidores e varejistas. Outras vendem diretamente para os consumidores, em feiras ou por meio de entregas em casa.

A escolha do canal dependerá do tipo de negócio e da facilidade de distribuição de seus produtos para o mercado.

As ações de marketing devem ter como alvo o usuário final e todos os canais de comercialização. Fabricantes, por exemplo, têm programas de treinamentos para vendedores e representantes de seus produtos, além de premiações por desempenho. Esses programas permitem que vendedores conheçam mais sobre seus produtos e, assim, adquiram mais conhecimento para o melhor desempenho na venda.

O marketing cooperado é união de esforços entre fabricante e varejista, ou até mesmo entre concorrentes, para maior divulgação de produtos, como colocar cartazes nos pontos de vendas, patrocinar eventos, entre outras ações.

Uma padaria, por exemplo, pode solicitar a um determinado fornecedor que pinte e reforme a fachada de seu estabelecimento ou lhe dê um desconto na compra de mercadorias. Em troca, o fornecedor pode adquirir um espaço maior ou uma posição mais estratégica para seus produtos, ou até mesmo a inclusão da logomarca na fachada da padaria.

Parcerias com fornecedores e concorrentes podem ser uma boa opção. Muitas padarias em parceria com fornecedores fazem promoções e brindes para seus clientes em datas comemorativas.

O ideal é que você utilize ações de marketing para o canal do qual participa e para os usuários finais, possibilitando um maior resultado nas vendas.

Escolhendo o fornecedor

Para a escolha do fornecedor, analise questões como:

Preço;

Condições de pagamento;

Prazo de entrega;

Localização.

Para um bom relacionamento com o fornecedor, é necessário ter um fluxo constante de compras – mesmo que pequeno – e pagamento em dia. A troca constante de fornecedores pode prejudicar o negócio, pois não cria uma relação de parceria.

Encontre formas de tornar-se menos vulnerável em relação aos fornecedores, a partir de parcerias, busca de produtos substitutos e acesso a novos fornecedores em outros mercados.

Antes de escolher o tipo de canal de distribuição que mais o favoreça, observe as características dos possíveis fornecedores, transporte necessário, operacionalização de seu produto e estoques. A localização também dependerá do seu tipo de negócio.

Analise a relação entre custo e benefício e escolha uma localização que tenha boa visibilidade, fácil acesso, estrutura adequada, estacionamento, entre outros aspectos. Invista em uma boa estrutura para deixar seu cliente à vontade:

Vitrines atrativas;

Boa iluminação;

Boa disposição dos produtos;

Sinalização.

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